(15) 3273-2644
(11) 3733-5989
(15) 9 9630-5347

Logotipo Real Gramas

Como manter e cuidar de sua grama esmeralda

(15) 3273-2644 (Itapetininga)

(11) 3733-5989 (São Paulo)

(15) 99630-5347 (whatsapp)

 Preço e qualidade imbatível em Grama Esmeralda é só na Real Gramas! Confira!!

Faça um orçamento sem compromisso de Grama Esmeralda clicando aqui

 

Como manter e cuidar de sua Grama Esmeralda

 

A grama esmeralda é uma das gramas mais vendidas em todo o Brasil. Pessoas desde o sul até o norte do país, e principalmente na região sudeste e centro oeste têm usado a grama esmeralda em paisagismo de suas casas, condomínios, empresas, campos de esportes e parques. Seu aspecto com folhas finas e um verde vívido chama a atenção de quem a vê. Porém, para manter este aspecto chamativo, ela requer alguns cuidados especiais. Mesmo sendo a grama esmeralda uma grama relativamente resistente e requeira menos manutenção comparada aos outros tipos de grama como a grama Batatais, grama Bermuda/Bermudas ou grama Santo Agostinho, apresentamos abaixo algumas dicas imprescindíveis que farão com que seu gramado formado pela grama esmeralda esteja sempre impecável.

 

Os cuidados da grama esmeralda começam desde o plantio

Ao receber a grama esmeralda, siga as nossas recomendações que escrevemos no artigo sobre Como Plantar Grama Esmeralda.

 

Se você já plantou a grama esmeralda faz mais de 3 meses...

Aparando a grama esmeralda

A poda da grama esmeralda é muito importante para sua manutenção. Se a altura de sua grama esmeralda estiver maior a 5 cm de altura, você pode podar a sua grama esmeralda em 2/3 de sua altura, ou seja a uma altura de 3,7 cm. Não corte muito rente ao solo. Caso a sua grama esteja crescendo bem, deixe um intervalo de pelo menos 7 a 10 dias para fazer a nova poda. Após aparar a grama esmeralda, não deixe de recolher a grama cortada passando um rastelo. A grama pode secar, apodrecer, doenças causadas por fungos como a Rhizoctonia podem estragar sua grama esmeralda.

 

 

Irrigando a grama esmeralda

Caso tenha um irrigador automático para seu gramado formado pela grama esmeralda, use-o apenas no período de secas, principalmente no inverno.

Em período de chuvas, quando chove mais de 2,5 cm por semana, a irrigação adicional da grama esmeralda é desnecessária pois ela é relativamente resistente à seca. Caso tenha chovido pouco, tente irrigar menos.

Uma dica importante: evite a formação de poças de água sobre a grama esmeralda. Não a deixe encharcada. Evite o desperdício de água.

Para a grama esmeralda, o lema “nunca é demais” não vale! A grama esmeralda não tolera água em excesso.

 

Adubando a grama esmeralda

Você pode adubar sua grama esmeralda ou cobri-la de terra no inverno, entre os meses de junho a agosto. A cobertura de terra não precisa ser em excesso, mas que seja o suficiente para se ver parte das folhas da grama esmeralda como na figura abaixo. Caso necessite, fornecemos terra também. Entre em contato conosco clicando aqui.

Se a sua grama está com um aspecto seco, e bem falhado, recomendamos misturar a terra com adubo, que pode ser tanto o orgânico quanto o fertilizante sintético.  Para mais dicas sobre adubação, veja nosso artigo sobre Como Adubar a Grama que serve também para a grama esmeralda.

Fertilizantes do tipo 16-4-8 que podem ser comprados em uma loja de produtos agrícolas local podem ser usados em sua grama. Recomendamos a aplicação de 3 Kg de fertilizante para cada 100 m2.

Uma dica adicional: a aplicação de suplementos de ferro e fertilizantes nitrogenados melhora a cor de sua grama esmeralda! Uma complementação de 1 a 2 Kg de nitrogênio específico para grama esmeralda por 100 m2 anualmente, durante o período de crescimento da grama lhe trará ótimos resultados. Você pode utilizar 32% de nitrogênio + complexo de aminoácidos. Lembre-se de não adubar e fertilizar em excesso sua grama esmeralda!

 

 

 

Controle de pragas e ervas daninhas da grama esmeralda

Apesar da densidade da grama esmeralda ser alta, o que reduz a população de ervas daninhas, este tipo de grama não é completamente imune à essas pragas. Assim, caso você observe algumas ervas daninhas crescendo sobre a grama, tente removê-las manualmente o mais breve possível antes que ela prolifere sobre sua grama esmeralda e torne a manutenção mais custosa e trabalhosa.

O uso de herbicidas pode ser usado apenas em último caso. Eles possuem produtos tóxicos que requerem um manuseio controlado e, portanto, para ser adquirido, é necessário um receituário e a orientação de um agrônomo que indicará o herbicida correto para o tipo de erva daninha em sua grama esmeralda. Caso tenha animais domésticos que andam sobre a sua grama esmeralda, tente evitar ao máximo o uso destes produtos. Ou então, evite que os animais andem por sobre a grama esmeralda tratada com o produto por um período. Para mais dicas sobre este assunto, veja nosso artigo sobre Como Combater Ervas Daninhas.

 

 

Se ainda estiver com alguma dúvida ou tenha alguma pergunta a fazer, ligue-nos ou nos contate via email clicando aqui.

Estaremos sempre dispostos a te ajudar a ter uma grama Esmeralda bonita e saudável.

 Nossos números:

(15) 3273-2644 (Itapetininga)

(11) 3733-5989 (São Paulo)

(15) 99630-5347 (whatsapp)

 

Deixe seu comentário